- ponto
- linha
- forma
- tonalidade
- escala
- dimensão
- textura
- movimento
PONTO
Elemento mais simples e minimalista da comunicação visual.
Nesta imagem é possível verificar a capacidade que uma série de pontos tem de conduzir o nosso olhar.
LINHA
Uma linha é constituída por um conjunto de pontos, que devido ao facto de estarem muito próximos, impede que sejam observados individualmente. Esta imagem é composta por várias linhas imprecisas, tal como num esboço, transmitindo uma sensação de espontaneidade.
CONTORNO
As três formas básicas da comunicação visual são: o quadrado, o circulo e o triângulo (equilátero). Esta imagem consegue mostrar as três formas, através de elementos que existem na natureza.
TONALIDADE
Se nesta imagem a bola fosse representada só com um circulo, não iria conseguir transmitir a realidade do objecto. Com a utilização de uma tonalidade é possível enriquecer a imagem acrescentando-lhe mais uma informação, a dimensão.
ESCALA
A escala é uma medida visual relativa, já que depende dos elementos que compõe a própria imagem. Como esta imagem é composta por dois elementos, é simples comparar a diferença de tamanho entre os dois cães (grande e pequeno). Se fosse adicionado um terceiro elemento ainda maior, alterava por completo a escala inicial.
DIMENSÃO
A forma de representar a dimensão de um elemento visual, está dependente da necessidade de criar ilusões ópticas para transmitir a sua perspectiva e a volumetria. Na imagem ao lado, o nível da água estabelece o nível do olho (horizonte)
TEXTURA
A textura é o elemento que visualmente nos comunica, aquilo que habitualmente identificamos pelo tato. Ao observarmos a imagem, somos levados a "sentir" a rugosidade característica da madeira.
MOVIMENTO
Está relacionado com a forma como estamos habituados a ver tudo o que nos rodeia em pleno movimento.
Apesar de ser uma imagem estática, o nosso olhar tem tendência a percorrer o fio do microfone do inicio até ao fim.