quinta-feira, 2 de junho de 2011
Proposta de trabalho 4 - Infografia "Miguel Bombarda"
Na última aula do semestre e como já tínhamos terminado a infografia relacionado com Terrence Malick, decidimos elaborar mais um trabalho. O tema escolhido foi a Rua Miguel Bombarda e traçamos como principal objectivo criar um roteiro com as principais galerias de arte, lojas de moda alternativa e pelo centro comercial mais peculiar da cidade. Outro dos pontos a que demos a devida relevância é o famoso salão de chá, a proximidade com o rio/mar e com a biblioteca Almeida Garrett (no Palácio de Cristal). Vale a pena passear e sentir o Porto que é nosso, num espaço diferente...
terça-feira, 31 de maio de 2011
Proposta de Trabalho 4 - Infografia - Exemplos
O Título deve expressar o que está contido no quadro; o Texto serve para fazer compreender, mas não ser redundante à matéria; o Corpo é a própria informação visual – as imagens, as fotos ou as figuras numeradas; a Fonte é o que garante a fidelidade, a veracidade da informação.
Exemplos:
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Proposta de Trabalho 4 - Infografia - Memória Descritiva
Memória Descritiva - Infografia
Introdução
Criar uma infografia capaz de representar a evolução temporal da carreira do realizador norte-americano, Terrence Malick. O cineasta tem 42 anos de carreira e realizou apenas cinco longas-metragens, mas é visto como um dos grandes nomes do cinema mundial.
O ponto de partida para o desenvolvimento da ideia, foi um dos cartazes oficiais do seu último filme. Definimos como principais objectivos: apresentar o cineasta, as ramificações de todo o seu trabalho cinematográfico e a árvore da vida que dá nome ao seu último filme.
O título escolhido para a infografia, resultou de um jogo de palavras com um dos seus filmes: ‘Days of Heaven’.
Carreira
Terrence Malick começou a sua carreira cinematográfica depois de ganhar um MFA do AFI Conservatory em 1969, com a obra Lanton Mills.
Após um de seus guiões, Deadhead Miles, não ter sido publicado pela Paramount Pictures, Malick decidiu editar os seus próprios guiões. O seu primeiro filme foi Badlands em 1973, contava a história de um jovem casal numa onda de crimes na década de 50. Depois de uma produção atribulada, Badlands estreou no Festival de Cinema de Nova Iorque, levando a Warner Bros. a comprar os direitos de distribuição do filme.
A Paramount produziu o segundo filme de Malick Days of Heaven, em 1978, uma história sobre um triângulo amoroso nos campos do Panhandle do Texas no início do século XX. O filme passou dois anos em pós-produção, tempo em que Malick e a equipe experimentaram técnicas não-convencionais de edição e narração. Days of Heaven venceu o Óscar de Melhor Fotografia, assim como o prémio de Melhor Diretor no Festival de Cannes de 1979.
Após o lançamento de Days of Heaven, Malick começou a desenvolver um projeto para a Paramount chamado Q, que exploraria as origens da vida na Terra. Durante a pré-produção, ele mudou-se para Paris e desapareceu da vida pública. Neste tempo, além de trabalhar no guião de Q, ele trabalhou em vários outros guiões. Voltou a filmar em 1998, vinte anos depois de seu último filme, com The Thin Red Line, filme que reuniu vários astros do cinema. O filme foi indicado a sete Óscares e venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim de 1999.
The New World, é sobre uma interpretação romântica da história de Pocahontas e John Smith, foi lançado em 2005. O filme foi indicado ao Óscar de Melhor Fotografia, porém não recebeu boas críticas durante sua exibição.
O quinto filme de Malick, The Tree of Life, foi filmado em Smithville no Texas, durante 2008. Do elenco fazem parte Brad Pitt e Sean Penn, conta o drama de uma família em múltiplos períodos da história. Exibido no Festival de Cannes em Maio de 2011, o filme dividiu a plateia entre aplausos e vaias. Mesmo assim, foi premiado com a Palma de Ouro.
Infografia
Para a escolha do título efetuamos um jogo de palavras com o filme “Days of Heaven”, substituindo a palavra “Days” por “Man”, com o objetivo de enfatizar toda a obra e forma de trabalhar de Terrence Malick, “Man of Heaven”.
Optamos por não colocar o lead na parte superior da infografia, porque iria criar um desequilíbrio na composição, contrariando a simetria que tinha sido assumida com a colocação da árvore no centro da composição. Como o lead ficou solto em relação às raízes, faz com que este ganhe o seu próprio destaque facilitando a sua interpretação.
No corpo da notícia optamos por colocar as obras realizadas por Malick até ao seu último trabalho. Colocamos os filmes por ordem cronológica de forma descendente, do mais antigo até ao mais recente.
A composição tem dois detalhes que são importantes de referir, a árvore que se encontra ao centro e a ligação que esta cria entre o céu e a terra, de forma a enfatizar os trabalhos de Malick como se algum Deus tivesse apadrinhado os seus trabalhos.
Cada filme é uma raiz da árvore, que dá o seu contributo para tornar a árvore cada vez mais forte, representando mais uma vez a forma como a carreira de Malick foi sendo construída.
Para enfatizar cada um dos filmes, colocamos na ponta de cada raiz um círculo, como se de um óculo se tratasse, para representar uma cena de cada um dos filmes. Optamos por este estilo para criar a sensação do leitor estar a espreitar para dentro do próprio filme.
Por fim, e depois de alguma indecisão, decidimos colocar o céu com a cor cíano e tudo o resto em escala de cinzas. O motivo desta escolha foi tentar fazer com que em primeiro lugar o leitor fosse guiado para o terço superior da imagem criando um enquadramento para posteriormente efetuar a leitura da ‘notícia’ propriamente dita em que a cor fica para a imaginação de cada um...Referências
http://infografando.blogspot.com/
http://www.foxsearchlight.com/thetreeoflife/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Terrence_Malick
sábado, 28 de maio de 2011
quinta-feira, 26 de maio de 2011
segunda-feira, 25 de abril de 2011
Proposta de trabalho 3 - Exemplos
terça-feira, 19 de abril de 2011
Proposta de trabalho 3- Pocoyo
Se inicialmente achei que bastava trocar as cores das personagens, quando comecei a executar o trabalho facilmente percebi que não estava a conseguir manipular os elementos constituintes da composição ao nível da cor de forma a alterar o significado da mensagem visual veiculada.
Após a dica da Prof. Emília, estive a ver o episódio "Pocoyo - Colour my world" e inspirei-me nas alterações que o Pocoyo faz durante esse programa, por esse motivo é que o Pato tem várias cores.
A ave dorminhoca ficou com as cores da Elly, para lhe transmitir uma sensação de alegria.
O Pocoyo ficou de amarelo, para ficar associado às cores do Pato.
Para quem conhece a série do Pocoyo, a história está completamente alterada :) pelo menos, até o meu filho estranhou...
Proposta de trabalho 3 - Guarda Chuvas
Ao alterar a cor de todos os guarda chuvas e ao colocar uma cor quente no céu, a mensagem da imagem fica completamente alterada, transmitindo calor e alegria num "quase" perfeito fim de tarde .
Proposta de trabalho 3 - Aviões
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Proposta de trabalho 2 - Ricardo Reis
baseada no heterónimo de Fernando Pessoa – no caso, Ricardo Reis.
Nesta composição tentei destacar o tema do "Rio" utilizando o texto com 24 linhas.
Para representar a flor, criei uma com a principais palavras-chaves do poema "Pagã",
"Triste" e "Regaço".
O facto do"S" estar com um tamanho de letra maior, foi para orientar o leitor para o
inicio do poema.
O objectivo foi criar algo simples mas visulamente apelativo.
quarta-feira, 16 de março de 2011
Proposta de trabalho 1 - Elementos básicos da comunicação visual
- ponto
- linha
- forma
- tonalidade
- escala
- dimensão
- textura
- movimento
PONTO
Elemento mais simples e minimalista da comunicação visual.
Nesta imagem é possível verificar a capacidade que uma série de pontos tem de conduzir o nosso olhar.
LINHA
Uma linha é constituída por um conjunto de pontos, que devido ao facto de estarem muito próximos, impede que sejam observados individualmente. Esta imagem é composta por várias linhas imprecisas, tal como num esboço, transmitindo uma sensação de espontaneidade.
CONTORNO
As três formas básicas da comunicação visual são: o quadrado, o circulo e o triângulo (equilátero). Esta imagem consegue mostrar as três formas, através de elementos que existem na natureza.
TONALIDADE
Se nesta imagem a bola fosse representada só com um circulo, não iria conseguir transmitir a realidade do objecto. Com a utilização de uma tonalidade é possível enriquecer a imagem acrescentando-lhe mais uma informação, a dimensão.
ESCALA
A escala é uma medida visual relativa, já que depende dos elementos que compõe a própria imagem. Como esta imagem é composta por dois elementos, é simples comparar a diferença de tamanho entre os dois cães (grande e pequeno). Se fosse adicionado um terceiro elemento ainda maior, alterava por completo a escala inicial.
DIMENSÃO
A forma de representar a dimensão de um elemento visual, está dependente da necessidade de criar ilusões ópticas para transmitir a sua perspectiva e a volumetria. Na imagem ao lado, o nível da água estabelece o nível do olho (horizonte)
TEXTURA
A textura é o elemento que visualmente nos comunica, aquilo que habitualmente identificamos pelo tato. Ao observarmos a imagem, somos levados a "sentir" a rugosidade característica da madeira.
MOVIMENTO
Está relacionado com a forma como estamos habituados a ver tudo o que nos rodeia em pleno movimento.
Apesar de ser uma imagem estática, o nosso olhar tem tendência a percorrer o fio do microfone do inicio até ao fim.
sábado, 12 de março de 2011
Proposta de trabalho 1 - CD
As diferenças entre a composição da Capa e do CD, assentam no enquadramento dado ao mundo e ao arco-íris.
Como o CD tem a condicionante do buraco central, optei por reenquadrar o mundo um pouco mais a cima para que a parte superior deste coincida com o buraco do CD.
Proposta de trabalho 1 - CAPA
Para realizar este trabalho, optei por não representar todas as palavras escolhidas inicialmente, pois isso iria contra dois conceitos que eu tinha decido seguir:"The less is more" e "keep it simple".
Foquei-me numa parte da música que fala de um lugar especial, para além do arco-íris, onde os sonhos se tornam realidade...
Somewhere over the rainbow
Blue birds fly
And the dreams that you dreamed of
Dreams really do come true
Para dar ênfase a esta frase, coloquei um arco-íris a nascer no topo do mundo e a projectar-se no céu, levando-nos a idealizar esse tal lugar especial...
Para dar um toque surrealista à composição, coloquei o arco-íris sobre um céu escuro estrelado, contrariando os fenómenos normais das leis da natureza.
sexta-feira, 11 de março de 2011
Proposta de trabalho 1 - Imagens
Estas são as duas imagens escolhidas para a realização do primeiro trabalho.
A imagem do globo para representar (obviamente) o mundo, escolhi este globo porque todas as linhas convergem num só ponto, a partir do qual irá surgir o arco íris.
O arco íris transmite movimento e espontaneidade e só irá ocupar um dos lados da capa do CD, criando uma assimetria, colocando o enfoque no lado direito da imagem.
quinta-feira, 10 de março de 2011
Proposta de trabalho 1 - Rascunho
Depois de escolher a música, tentei passar ao papel a melhor forma de representar graficamente as palavras escolhidas.
A ideia é colocar um mundo a ocupar a parte inferior da imagem, um arco-íris que nasce no topo do mundo e continua para o canto superior direito da foto criando uma assimetria e por fim um cenário "irreal" um céu escuro estrelado com o arco-íris.